Se está pensando em contratar um seguro e deseja tomar uma decisão mais fácil, você deve estar se perguntando o que são coberturas complementares, certo? Para saber mais, continue a leitura.
A história do seguro na vida da sociedade remonta à época antes de Cristo, segundo a Tudo Sobre Seguros, site referência no assunto.
O portal afirma que podemos vislumbrar a origem dessa solução desde o tempo em que as caravanas atravessavam o oriente com a ajuda de camelos. Como alguns camelos morriam, os responsáveis pela travessia firmaram um acordo com os donos dos animais para substituí-los.
De lá para cá, só houve evolução em relação aos seguros. Hoje, existem diversos tipos de seguros para cobrir os mais variados riscos e eventualidades a que todos nós estamos suscetíveis, como seguro de vida, saúde, patrimônio, viagem etc.
Para compreender o que são as coberturas complementares no âmbito de um seguro, faz-se fundamental entender a sua estrutura, a qual é composta pela cobertura obrigatória e pelas complementares. Veja melhor no artigo a seguir.
A cobertura básica, também chamada de obrigatória, é aquela que dispensa a necessidade de demonstração de vontade do segurado para tê-la em seu seguro. Na contratação, ela já vem acompanhada do seguro. Por exemplo, no seguro de vida, temos a cobertura por morte como sendo a básica.
Algumas seguradoras criam diversos planos, com a cobertura básica e outras adicionais, para formar o seguro desejado pelo consumidor. Não é uma regra, portanto podem existir seguradoras que ofereçam o seguro de vida com a cobertura básica por morte. A mesma lógica de pensamento pode ser aplicada aos outros tipos de seguros, como seguro de viagem, patrimonial, saúde etc.
A regra geral é essa, porém é fundamental ler com atenção a apólice do seguro, pois pode conter mais de um tipo de cobertura básica. Isso é tratado no momento em que se está negociando a contratação do seguro que se deseja.
Depois da explanação anterior, ficou muito mais fácil entender o papel das coberturas complementares no âmbito de um seguro. Para explicá-las melhor, montamos uma pequena história:
Imagine João, servidor público, de 45 anos. O trabalho de João é pesado. Ele atua na manutenção do saneamento básico da cidade de São Paulo, percorrendo, por dia, mais de 50 quilômetros. Fora isso, lida com as mais variadas adversidades, tendo que carregar canos e instalá-los em regiões periféricas da cidade.
Ciente de que desenvolve um trabalho pesado, João resolveu contratar o seguro de vida por meio da Corretora de Seguros Bancorbrás, pois a instituição em que ele trabalha está passando por um momento de contenção de gastos e cortou esse benefício.
Na conversa com o consultor de seguros da Corretora de Seguros Bancorbrás, foi-lhe apresentado o seguro de vida, com uma cobertura básica no caso de morte natural ou acidental. Além disso, o consultor disse que ele poderia adicionar coberturas complementares.
Para isso, o consultor lhe deu uma dica: João, pense no seguro como um bom investimento, que pode te proteger completamente. Para isso, considere os riscos que podem te acometer, seja no âmbito da vida profissional, seja no âmbito pessoal.
Em seguida, o consultor apresentou as coberturas complementares fornecidas pelo seguro e pediu que João avaliasse cada uma, segundo a sua realidade. Foram estas:
Após avaliar cada uma, João adicionou algumas ao seu seguro de vida e percebeu que elas são fundamentais para tornar a sua proteção completa.
A história de João é, sem dúvida alguma, parecida com a de muitas pessoas que conhecem a importância de um seguro de vida, mas que não lhes são apresentadas com clareza o papel das coberturas complementares para uma vida mais protegida.
Em suma, as coberturas complementares podem ser vistas como soluções essenciais para que um seguro, seja de vida, viagem ou qualquer outro, se torne completo, ampliando, assim, a proteção do segurado, nos mais diversos casos, riscos ou eventualidades que podem lhe acometer.
Após a leitura deste conteúdo, ainda restou alguma dúvida acerca das coberturas complementares? Esperamos que não, mas caso tenha ficado, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer conversar com você sobre esse assunto.
Se entendeu tudo direitinho e deseja realizar a contratação de um seguro na Corretora de Seguros Bancorbrás, solicite agora mesmo um orçamento ligando para 0800 70 70 020.