Seguro para a Vida

Seguro para Doenças Graves: quais são as funcionalidades e benefícios?

Publicado em 18/11/2024

Mesmo tentando levar a sua vida da forma mais saudável possível, ninguém está livre de ser acometido por doenças graves. Caso isso venha a acontecer, você precisa estar preparado.

Oque é o seguro para doenças graves, quais suas funcionalidades e seus benefícios.

A Corretora de Seguros Bancorbrás oferece excelentes seguros nessa modalidade. Entenda melhor como funciona a seguir.

Qual a cobertura oferecida por um seguro para doenças graves?

Esse tipo de seguro é uma proteção adicional acrescentada ao seu seguro de vida. Caso essa cláusula seja adicionada à apólice, o segurado tem direito à indenização se for diagnosticado com uma das doenças cobertas após o período de carência.

As doenças específicas cobertas pelo seguro variam de acordo com a seguradora. Mas, de modo geral, a maioria das apólices oferece o benefício para pacientes diagnosticados com:

  • Câncer: vários tipos de câncer têm direito ao benefício. Porém, são excluídos tumores não malignos, cânceres não invasivos, aqueles que são diagnosticados antes de vencer a carência do seguro, tumores desenvolvidos por portadores de HIV, portadores de leucemia crônica e portadores de câncer de próstata nos primeiros estágios;
  • AVC: todos os pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) são indenizados, exceto os que apresentam sintomas neurológicos por enxaqueca, que tiveram a hemorragia em decorrência de cirurgia cerebral ou acidente, ou que apresentam dano neurológico em consequência de obstrução da artéria oftálmica;
  • Infarto agudo do miocárdio: são excluídos pacientes com condições coronarianas crônicas;
  • Cirurgias de bypass: excluem-se procedimentos de angioplastia, cirurgias de tronco fechado e procedimentos não cirúrgicos.

Outras condições de saúde cobertas pela maioria das apólices são o mal de Alzheimer, os que passam por transplante de órgão e os que sofrem paralisia dos membros.

Normalmente, a indenização só é paga no diagnóstico da primeira condição entre as contempladas. Em outras palavras, isso significa que não é um benefício cumulativo. Se o paciente for acometido por mais de uma dessas doenças, só receberá o benefício referente a uma delas.

A nossa dica, então, é sempre, antes de assinar o contrato, verificar as condições de indenização e quando ela será paga.

Quais condições de saúde não são cobertas pelo seguro?

Na maioria dos seguros, caso o segurado seja acometido por alguma das doenças citadas, a indenização lhe será muito útil. É importante, porém, ficar atento às exceções listadas.

Além disso, existem algumas condições de saúde que boa parte dos seguros de vida com adicional para doenças graves não cobrem. Saiba quais são esses casos para não ter dúvidas na hora fechar o contrato.

  1. Doenças decorrentes de atos ilícitos praticados pelo segurado;
  2. Atos de guerra ou guerrilha e qualquer tipo de perturbação da ordem, a não ser que o segurado esteja em serviço militar ou prestando ato de humanidade;
  3. Atos de terrorismo;
  4. Doenças decorrentes de manipulação de material nuclear de qualquer tipo e para qualquer fim;
  5. Qualquer condição de saúde relacionada ao parto ou ao aborto;
  6. Sequelas de acidentes causados por catástrofes naturais, como furacões, erupções vulcânicas ou enchentes;
  7. Tentativa de suicídio que aconteça nos dois primeiros anos de cobertura do seguro;
  8. Choque anafilático e sequelas dele decorrentes;
  9. Epidemias e pandemias declaradas por órgão competente;
  10. Intoxicação decorrente do uso de produtos químicos ou de medicamentos.

Como requerer a indenização?

O processo para obter o dinheiro dessa indenização não costuma ser muito complicado. Normalmente, as seguradoras agem da seguinte maneira: não há pagamento de franquia.

Além disso, o seguro só é pago quando o segurado permanece vivo 30 dias após o diagnóstico. Esse é outro ponto importante a se verificar com a seguradora ou a corretora antes de fechar o contrato.

Atendidas essas condições, é muito simples requerer a indenização. O principal documento necessário é um laudo médico comprovando o diagnóstico. Esse laudo deve ser emitido pela primeira vez após o período de carência do seguro.

Por que contratar um seguro com adicional para doenças graves?

À primeira vista, os mais jovens podem pensar que esse é um complemento desnecessário em seu seguro de vida. Afinal, as condições contempladas pelo benefício acometem, geralmente, pacientes mais velhos.

Porém, é possível uma pessoa mais jovem vir a sofrer dos males aqui exemplificados. E, se isso acontecer enquanto sua família ainda depende dela financeiramente, esse tipo de seguro pode ser a sua salvação, já que, além dessas enfermidades muitas vezes tirarem a pessoa do mercado de trabalho, os tratamentos podem custar muito dinheiro.

É por esse motivo que você deve contratar um seguro com cobertura para doenças graves. Se você sustenta a sua família, não pode deixá-la em apuros. É importante fazer uma cotação e perceber que a inclusão dessa cláusula no seu seguro de vida é um investimento na segurança de sua família.

Lembrando que as situações listadas ao longo deste conteúdo podem variar conforme a seguradora contratada. Por isso, é muito importante contar com uma corretora de seguros confiável, pois ela vai apresentar as melhores condições para o segurado.

É sempre melhor prevenir do que remediar, especialmente quando se trata da segurança financeira da nossa família. Por isso, a Corretora de Seguros Bancorbrás está preparada para oferecer os melhores seguros para você. Venha fazer uma cotação conosco.

Cobertura de Doenças Graves
Corretora de Seguros
Segurança
Seguro de Vida
Seguro para a Vida
Tipos de Coberturas
Mais lidas
Dicas e Informações
28/09/2024
A seguir, acompanhe 4 motivos para optar pela Corretora de Seguros Bancorbrás que, há mais de 40 anos, proporciona tranquilidade e qualidade a seus segurados. Corretora de Seguros Bancorbrás, a sua melhor escolha! Você já deixou algo para depois por medo de imprevistos? Já deitou a cabeça no travesseiro e quase perdeu o sono com […]
Seguro Residencial
19/09/2024
Conheça os 4 cuidados que você deve ter ao contratar um seguro residencial, incluindo como escolher a corretora certa e quais coberturas considerar para proteger seu imóvel. 4 cuidados que você deve ter ao contratar um Seguro Residencial Saiba como escolher uma corretora de seguros, quais características devem ser avaliadas e proteja sua residência. O […]
Dicas e Informações
29/09/2024
Embora importantes, listamos 10 mitos e verdades que podem confundir o cliente no momento da contratação de seguros. Confira agora 10 mitos e verdades sobre a contratação de seguros De forma geral, para cada bem assegurado, há uma série de indagações que podem não corresponder à realidade. Listamos 10 questionamentos comuns que você precisa conhecer: […]

Seguradoras parceiras