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10 mitos e verdades sobre a contratação de seguros

Publicado em 29/09/2024

Embora importantes, listamos 10 mitos e verdades que podem confundir o cliente no momento da contratação de seguros.

Confira agora 10 mitos e verdades sobre a contratação de seguros

De forma geral, para cada bem assegurado, há uma série de indagações que podem não corresponder à realidade. Listamos 10 questionamentos comuns que você precisa conhecer:

1- Seguro auto não cobre os bens dentro do veículo

É verdade! É extremamente aconselhável que itens de alto valor como notebooks, celulares e demais objetos eletrônicos não sejam deixados à mostra quando houver a necessidade de estacionar em um local público e/ou descoberto.

O seguro auto não possui a cobertura para os objetos deixados no interior do veículo, cuja perda pode acarretar em danos afetivos, além de danos materiais.

Faça a cotação de um seguro auto. Você também pode assegurar seus aparelhos portáteis.

2- Os valores das seguradoras são similares

É mito. A cotação se faz necessária para ter acesso aos valores mais condizentes com o seu perfil. Diferentes seguradoras têm preços distintos, além de oferecerem benefícios e vantagens variadas que podem impactar no valor final. Não caia nesse mito.

3- Seguro residencial cobre danos por incêndio

Verdade. Os seguros residenciais oferecem a proteção básica contra incêndio, explosão ou queda de raio. No entanto, existem algumas ressalvas: incêndios criminosos ou originados por algum tipo de guerra, prejuízos a imóveis de terceiros e decorrentes de incêndios em zonas rurais não possuem cobertura.

Veja também: 6 dicas para fazer uma cotação de seguro residencial e economizar.

 

4- O seguro auto é mais barato para mulheres

Verdade. As mulheres, em geral, possuem um comportamento mais cuidadoso no trânsito, o que pode impactar em uma variação no valor em relação a um seguro auto contratado para um homem.

Outros fatores também podem influenciar no preço a ser pago, como o modelo do veículo, perfil do cliente, região, acesso à garagem e idade.

5- Seguro viagem deve ser contratado apenas em viagens internacionais

Esse é um mito muito comum! O seguro viagem tende a ser obrigatório em viagens internacionais, o que não isenta a sua contratação para destinos nacionais.

Você poderá ficar assegurado em casos de cancelamento ou atraso de voos, extravio de bagagens (algo que rende muitas dores de cabeça!), situações emergenciais de saúde, entre outros. Bom mesmo é poder curtir a viagem sem se preocupar com imprevistos, não é mesmo?

6- Não tem franquia na cobertura básica do seguro residencial

Verdade! A taxa de franquia poderá ser cobrada em casos de coberturas especiais como, por exemplo, furtos e danos elétricos. A cobertura básica que oferece proteção contra incêndios, fumaça e explosões de qualquer natureza é isenta do pagamento de franquia.

Veja também: Guia completo do Seguro Residencial: tudo o que você precisa saber.

7- O seguro de vida só é válido em casos fatais

Mito. Diversas pessoas não optam pela contratação de seguros de vida por desconhecer as suas coberturas. A grande variedade de seguradoras no mercado garante preços competitivos para diferentes perfis de clientes.

Dependendo das coberturas que constarem no contrato, é possível utilizar a indenização em casos como doenças de alto risco (câncer) ou terminais, despesas médicas e odontológicas, incapacidade temporária, entre outros.

8- Seguro de acidentes pessoais cobre internamento

Verdade, mas irá depender da cobertura contratada. Mesmo que você possua plano de saúde, poderá receber a indenização pelos dias afastados do trabalho, caso tenha contratado o seguro de acidentes pessoais.

9- Os seguros protegem unicamente os bens do segurado

Mito. Em determinados seguros como, por exemplo, o seguro auto, o valor reservado para danos causados a terceiros poderão ser superiores ao valor segurado do bem do cliente. Essa cobertura tem como função reduzir o prejuízo do segurado em caso de sinistros.

10- A pessoa com deficiência pode realizar a contratação de seguro de acidentes pessoais?

Verdade! No entanto, a seguradora deverá ser informada sobre o grau de deficiência do contratante, de forma a limitar a responsabilidade do serviço. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a seguradora não poderá recusar atendimento, cabendo pena prevista em Lei em caso de discriminação.

Extra – Posso fazer a contratação de seguros on-line?

Verdade. Além de agilizar o processo de cotação, a contratação on-line permite o recebimento de um maior número de orçamentos, de forma a garantir o melhor custo-benefício ao contratante.

A Corretora de Seguros Bancorbrás oferece cotação online, 100% gratuita, de seguros pessoais e empresariais das seguradoras líderes de mercado. 

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