Seguro Automóvel

Como escolher o melhor seguro para o seu carro?

Publicado em 25/09/2024

Continue lendo para saber quais fatores levar em consideração no momento de escolher o melhor seguro para seu carro.

o melhor seguro para o seu carro está aqui!

Quem vive nas grandes cidades e capitais do país sabe que o desafio de conciliar uma rotina atribulada quase sempre demanda a aquisição de um carro. Nesse cenário, escolher um seguro adequado torna-se fundamental. Afinal, ele é indispensável para proteger o patrimônio e os segurados.

Qual é a importância de ter um seguro veicular?

Manter um seguro em dia traz maior tranquilidade. No momento de uma eventualidade (seja uma batida, um roubo ou, até mesmo, um incêndio), o segurado tem a garantia de que o seu patrimônio estará amparado. 

Além disso, as corretoras costumam oferecer serviços adicionais, como cobertura de acessórios para danos causados por roubo ou furto, e carro substituto para quando o veículo estiver na oficina, que também são uma garantia de proteção aos segurados.

Como escolher o melhor seguro para carro?

Mas o que deve ser levado em consideração no momento de escolher o melhor seguro para carro? Abaixo, listamos sete fatores que ajudam a encontrar a opção mais adequada às suas necessidades. Acompanhe.

Verifique as coberturas

O melhor seguro para carro é aquele que cobre exatamente o que você precisa. A composição das coberturas pode variar em cada seguradora. Para o veículo, são divididas, basicamente, da seguinte forma:

  • colisão;
  • incêndio;
  • roubo ou furto.

Ao contratar essas coberturas, você também pode estar protegido quanto a outros sinistros do tipo catástrofes naturais, como inundação ou alagamento. Isso varia de acordo com as coberturas e com as seguradoras contratadas.

Há também um tipo de cobertura chamada Cobertura de Responsabilidade Civil (RCF), que cobre os casos citados acima e ainda danos a terceiros.

Escolha as coberturas

Hoje, a frota de automóveis no Brasil chega a 62 milhões de carros, mas apenas 30% deles têm algum tipo de cobertura, segundo dados compilados em estudo da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). 

As baixas taxas de segurados podem ser creditadas não apenas ao cenário econômico, mas também ao desconhecimento das possibilidades de cobertura.

Uma vez que você tem em mãos uma pesquisa com variadas cotações e planos de seguro, pode escolher as coberturas que melhor se adaptam às necessidades do seu dia a dia e montar uma apólice personalizada.

Por exemplo, se você viaja de carro, tem demandas diferentes das de alguém que só circula pela cidade e não pega o veículo todos os dias.

Analise o valor da franquia:

A franquia é a participação do segurado nas despesas quando houver sinistros parciais, isto é, apenas danos materiais e que não comprometam a totalidade do veículo. Geralmente, danos parciais acontecem em casos de colisões mais leves ou quando há roubos ou furtos, mas o carro é localizado depois, com poucas avarias.

Portanto, a franquia é o valor que será pago pelo segurado para cobrir esses danos, e a seguradora deverá entrar com o restante. A franquia é estabelecida no momento do contrato, por isso, é importante analisar se ela está adequada ao seu modelo e ano de carro e ao seu orçamento. Existe a possibilidade de desconto na franquia, de acordo com a seguradora contratada e oficina escolhida.

É importante analisar o valor da franquia porque ele é inversamente proporcional ao valor do prêmio (valor pago pela seguradora ao cliente). Ou seja: quanto maior a franquia, menor o prêmio, e vice-versa. 

Tenha atenção à vistoria

A vistoria é importante para verificar as condições do carro antes da contratação do seguro. Com isso, tanto você, quanto a seguradora se protegem de informações desencontradas sobre o veículo. Em alguns casos, a vistoria prévia é dispensada, como quando o carro é zero-quilômetro ou quando trata-se apenas da renovação do seguro sem descontinuidade da vigência.

Vale lembrar que o automóvel só estará coberto depois de passar pela vistoria. Portanto, é importante que você leve o veículo aos postos de vistoria indicados pela seguradora o quanto antes.

Verifique a área de abrangência do seguro

Um dos erros mais comuns na hora de contratar é achar que o carro está protegido em todo o país. Em algumas seguradoras, esse tipo de cobertura não é automático. Se você tem interesse em viajar de carro, precisa informar à seguradora de que necessita dessa abrangência no contrato.

Normalmente, as seguradoras já incluem as coberturas em todo território nacional. Para viagens fora do país, é necessária a emissão da carta verde, documento que, com a apólice de seguro, dará cobertura aos países que fazem fronteira com o Brasil. Nada mais é do que um RC (Responsabilidade Civil) obrigatório para entrada nesses países.

Esclareça todas as dúvidas antes de assinar o contrato

Claro que o seguro precisa ser providenciado o quanto antes, para que você possa circular com tranquilidade. No entanto, a pressa de assinar o contrato não deve impedir o esclarecimento de todas as suas dúvidas. Abaixo, listamos alguns dos principais questionamentos de quem procura um seguro para automóvel.

Qualquer pessoa pode fazer o seguro do carro? Sim, porém, fique atento para a titularidade do seguro, pois deverá estar em nome do proprietário do veículo.

O que comprova que eu tenho o seguro do carro? O documento que comprova a existência de seguro é a apólice, enviada para o endereço do segurado depois que a seguradora aceitou a proposta. 

Se outra pessoa está conduzindo o veículo e acontece um sinistro, há direito à indenização do seguro? Se essa pessoa for quem conduz o carro a maior parte do tempo e não estiver listada no perfil da apólice como condutor principal, não terá cobertura.

A apólice deve estar em nome do proprietário do veículo, porém, o principal condutor não precisa ser o proprietário. Na dúvida, vale sempre revisar o contrato e esclarecer todos os pontos com a seguradora antes da assinatura.

O melhor seguro para carro é aquele que atende perfeitamente às suas necessidades e não pesa no bolso. Portanto, conversar com o corretor, explicar as expectativas quanto ao tipo de cobertura e estabelecer um relacionamento de confiança são passos imprescindíveis no momento dessa escolha.

Benefícios Seguro Automóvel
Coberturas de Seguros
Como Contratar um Seguro
Dicas de Automóvel
Seguro Automóvel
Mais lidas
Dicas e Informações
28/09/2024
A seguir, acompanhe 4 motivos para optar pela Corretora de Seguros Bancorbrás que, há mais de 40 anos, proporciona tranquilidade e qualidade a seus segurados. Corretora de Seguros Bancorbrás, a sua melhor escolha! Você já deixou algo para depois por medo de imprevistos? Já deitou a cabeça no travesseiro e quase perdeu o sono com […]
Seguro Residencial
19/09/2024
Conheça os 4 cuidados que você deve ter ao contratar um seguro residencial, incluindo como escolher a corretora certa e quais coberturas considerar para proteger seu imóvel. 4 cuidados que você deve ter ao contratar um Seguro Residencial Saiba como escolher uma corretora de seguros, quais características devem ser avaliadas e proteja sua residência. O […]
Dicas e Informações
29/09/2024
Embora importantes, listamos 10 mitos e verdades que podem confundir o cliente no momento da contratação de seguros. Confira agora 10 mitos e verdades sobre a contratação de seguros De forma geral, para cada bem assegurado, há uma série de indagações que podem não corresponder à realidade. Listamos 10 questionamentos comuns que você precisa conhecer: […]

Seguradoras parceiras