Seguro Residencial

4 cuidados que você deve ter ao contratar um Seguro Residencial

Publicado em 19/09/2024

Conheça os 4 cuidados que você deve ter ao contratar um seguro residencial, incluindo como escolher a corretora certa e quais coberturas considerar para proteger seu imóvel.

4 cuidados que você deve ter ao contratar um Seguro Residencial

Saiba como escolher uma corretora de seguros, quais características devem ser avaliadas e proteja sua residência.

O seguro residencial é uma alternativa para pessoas que querem garantir a segurança da sua residência. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que cerca de 15,8% das casas no Brasil têm apólice de seguro residencial.

Em muitos casos, contratar um seguro residencial é uma necessidade, além de ser uma ótima maneira de estar sempre prevenido e saber que pode contar com ajuda em momentos complicados.

Não é à toa que as pessoas buscam seguradoras para o seu carro, seu imóvel, seu negócio e até para seus aparelhos celulares, afinal, perder as coisas que você conquistou — seja por causa de assaltos, seja por acidentes — não é nada agradável.

Por que contratar um seguro residencial?

Garantia de bem-estar

Que tal começarmos falando sobre os motivos que você tem para procurar uma seguradora para o seu imóvel? Não é difícil reunir razões que justifiquem esse cuidado. Afinal, trata-se de proteger um dos bens mais caros que você tem. Um seguro, geralmente, custa bem pouco, comparado ao preço que vale a casa. Assim, você paga menos do que precisaria desembolsar em caso de acidentes e promove bem-estar à sua família.

Suporte financeiro

Um seguro residencial garante proteção contra ação de bandidos, enchentes, inundações e alagamentos, o que evita prejuízos financeiros.

Para quem mora sozinho

Várias apólices de seguros contam com assistência 24h para o imóvel. Ou seja, você vai ter para quem ligar quando precisar de encanador, chaveiro, eletricista e outros profissionais. Para quem tem uma rotina agitada, contratar um seguro residencial é ter a certeza de que pode sair e viajar sem se preocupar em deixar a casa vazia.

Cuidados ao escolher o melhor seguro residencial

Pesquisar uma corretora de confiança

Agora que esclarecemos as vantagens de fazer um seguro residencial, precisamos chamar atenção para alguns pontos que devem ser considerados na hora de fechar contrato. No Brasil, há várias corretoras de seguro que oferecem uma diversidade de produtos — apólices que protegem carros, vida de pessoas, objetos eletrônicos, imóveis.

Se, por um lado, é interessante ter muitas empresas para comparar, por outro, também se torna um desafio. Afinal, como saber qual é a melhor? O caminho mais eficiente para responder a essa pergunta é estudar o assunto e pesquisar bastante. Primeiro, não deixe de ter o cuidado de checar se o corretor e a empresa com quem você negociou estão devidamente habilitados para atuar no mercado.

Confira as informações da corretora de seguros, verifique a reputação da corretora e peça indicação de amigos antes de fechar o negócio.

Conhecer as coberturas oferecidas

Depois de escolher uma corretora confiável para contratar seguro residencial, é hora de avaliar os produtos que ela oferece. As apólices não precisam ser as mesmas para todos os clientes, pois muitas coberturas vão variar dependendo das necessidades e dos interesses de cada pessoa.

Assim, você precisa conhecer o que o corretor oferece e negociar o que deseja ou não na cobertura referente ao seu imóvel. Geralmente, o pacote básico cobre problemas com incêndios, quedas de raios e explosões de gás. Também podem existir coberturas adicionais. É comum, por exemplo, os contratos de casas cobrirem dificuldades como assaltos e enchentes.

Saber o que é melhor para seu perfil

Esta etapa é importante para você saber como avaliar e escolher as coberturas. Quem tem interesse em adicionar ou retirar opções do contrato deve fazer isso com base não apenas no preço ou em outros elementos da análise, mas, principalmente, no próprio perfil.

Avalie os índices de segurança do bairro em que você mora, o volume de circulação na casa em que você mora e, a depender da região, problemas com cobertura de enchentes.

Entender muito bem a apólice

Por fim, o seu último cuidado é o de se certificar de que tudo o que foi combinado com o corretor e a empresa de seguros está detalhado na apólice. Ela é o documento que você terá como base para fazer uso do serviço. Então, é importante que você a leia com atenção e tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.

Tenha atenção especial no momento de avaliar se os seus dados cadastrais estão corretos e se todas as coberturas contratadas estão listadas no documento. Informações sobre risco do imóvel, condições de pagamento e vigência do contrato também são muito importantes.

A análise cuidadosa evita que você enfrente problemas depois de contratar o seguro residencial. Manter os pagamentos em dia e cumprir tudo o que foi combinado em contrato são atitudes necessárias para que o cliente possa usufruir do serviço com tranquilidade!

Coberturas de Seguros
Como Contratar um Seguro
Cuidados ao Contratar um Seguro
Seguro Residencial
Mais lidas
Dicas e Informações
28/09/2024
A seguir, acompanhe 4 motivos para optar pela Corretora de Seguros Bancorbrás que, há mais de 40 anos, proporciona tranquilidade e qualidade a seus segurados. Corretora de Seguros Bancorbrás, a sua melhor escolha! Você já deixou algo para depois por medo de imprevistos? Já deitou a cabeça no travesseiro e quase perdeu o sono com […]
Seguro Residencial
19/09/2024
Conheça os 4 cuidados que você deve ter ao contratar um seguro residencial, incluindo como escolher a corretora certa e quais coberturas considerar para proteger seu imóvel. 4 cuidados que você deve ter ao contratar um Seguro Residencial Saiba como escolher uma corretora de seguros, quais características devem ser avaliadas e proteja sua residência. O […]
Dicas e Informações
29/09/2024
Embora importantes, listamos 10 mitos e verdades que podem confundir o cliente no momento da contratação de seguros. Confira agora 10 mitos e verdades sobre a contratação de seguros De forma geral, para cada bem assegurado, há uma série de indagações que podem não corresponder à realidade. Listamos 10 questionamentos comuns que você precisa conhecer: […]

Seguradoras parceiras